Descobrir - Património Romano
Ruínas Romanas da Telhada
As Ruínas Romanas da Telhada, identificadas em 1995, na freguesia de Vermoil, são o testemunho de um Vicus Romano do Alto/Baixo-Império, com cerca de 30 000 m2. Situados na vertente virada a sul sobre a ribeira da Lavandeira, entre o cabeço da Combóia e o vale da Portela do Outeiro, os vestígios desta povoação romana testemunham a existência de uma área habitacional, que inteirava e dava apoio à via romana que ligava Collipo (Leiria) a Conimbriga (Coimbra).
Entre 1998 e 2000 o local foi alvo de prospeções e escavações arqueológicas, que colocaram à vista as estruturas de edifícios com várias divisões, que pelas suas características, deveriam ter integrado uma área residencial. Foram, ainda, encontradas grandes e diversas quantidades de vestígios de cerâmica romana, nomeadamente sigillata, ossadas humanas, moedas do Baixo-Império, vidros, metais, objetos de marcenaria e cantaria, pesos de tear, mós manuárias, diversificados utensílios de uso doméstico, e uma abundante quantidade de escória, ladrilho, tijoleira e telha.
Parte destes testemunhos, evidentes de que os romanos habitaram a região, integram atualmente o acervo do Museu Municipal de Pombal e podem ser vistos no Núcleo Museológico João de Barros, em Vermoil, localizado próximo das ruínas deste Vicus Romano, bem conservado.