Terras de Sicó | VillaSicó

Saltar para conteúdo

Terras de Sicó 

Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento
Largo dos Celeiros, 3
3105-326 Redinha - Pombal
Portugal

Tel.: +351 236 912 113/4
Fax: +351 236 912 115

E-mail: geral@terrasdesico.pt
Url: www.terrasdesico.pt



Como chegar

Este território é atravessado pelos principais eixos de comunicação nacional, nomeadamente a A1 (Lisboa/Porto), o IC3 (Entroncamento/Coimbra) que quando estiver concluído ligará Coimbra/Setúbal, a A17 (Marinha Grande/Aveiro) o IC8 (Pombal/Proença-a-Nova) que irá continuar, quando concluído, até Vila Velha de Ródão. Estamos então perante uma área com uma localização geográfica central servida por boas ligações aos principais centros urbanos de Lisboa, Coimbra e Porto.

Para a criação de um circuito rodoviário neste território o IC3 (Condeixa-a-Nova/Tomar) é o principal eixo rodoviário por conectar 5 concelhos e estabelecer, através dos IC8 e IC2, a ligação com os restantes. As estradas nacionais e municipais, nomeadamente a N342 (Condeixa-a-Nova/Pombal) e a N237 (Pombal/Ansião) apoiam a visita ao património arqueológico desta área.

De um modo geral pode-se dizer que a rede de estradas do território PROVERE Villa Sicó está em bom estado de conservação, sendo que as obras de requalificação, conservação ou construção da concessão do Pinhal Interior (IC3 e IC8) irão melhorar a mobilidade regional.

Ao nível da ferrovia, este território é servido pela linha do Norte que liga Lisboa/Porto com serviço alfa pendular e intercidades que ligam este território a partir das estações de Pombal e Alfarelos (Soure) às principais cidades do país. Em Tomar, apenas existe o serviço de comboio regional. O transporte ferroviário de passageiros, ao nível intrarregião, não é competitivo face ao automóvel uma vez que o património arqueológico romano se encontra disperso e apenas três dos sete concelhos estão servidos por este modo de transporte.
 

 

Parceiros

  • Terras de Sicó
  • Alvaiazere
  • Ansião
  • Condeixa
  • Penela
  • Pombal
  • Soure